(11) 2371.0800 | contato@tomazinidecor.com.br

PAPEL DE PAREDE

O papel de parede surgiu na China, aproximadamente 200 anos antes de Cristo. Era rudimentarmente produzido com papel de arroz, totalmente branco, portanto sem qualquer tipo de detalhe decorativo. Posteriormente, ele passou a ser produzido com o pergaminho vegetal, ganhando cores e motivos. As pinturas do papel eram feitas à mão por artesãos, e depois vieram os carimbos de madeira decorativos, que eram embebidos em tinta para imprimir os desenhos. As tiras resultantes desse trabalho eram então coladas nas paredes, em substituição das originais que ornavam os palacetes de mandarins e ricos comerciantes.

A Europa passou a ter mais contato com a China a partir dos séculos XVI e XVII, e o papel de parede surgiu no continente europeu pelas mãos de comerciantes árabes, que aprenderam com os chineses a sua produção. Passou a ser usado para decorar parte das paredes, janelas e portas, substituindo as telas e as tapeçarias. No Brasil, o papel de parede apareceu devido à forte imigração europeia no final do século XIX. Porém, até 1930, a importação desse produto era pequena, em função dos altos custos, sendo em seguida esquecido por anos. Em 1960, com a modernização da indústria brasileira e com a redução dos custos, o papel tornou-se um popular revestimento decorativo de paredes.

  • Tradicionais: O papel de parede tradicional é o de celulose, feito literalmente com papel. Por causa de seu material sensível, é o tipo de menor vida útil. Ele deve ser limpo sempre com pano seco e aplicado em paredes uniformes, de forma a evitar rasgos em regiões com desníveis. Seus padrões podem ser estampados, lisos, coloridos, monocromáticos, entre outras possíveis combinações.

  • Vinílicos: O papel vinílico é impermeável e perfeito para corrigir certas imperfeições das paredes de sua casa. Para a limpeza é permitido o uso de pano úmido, esponjas macias e detergentes neutros. Assim como o tradicional, essa versão pode apresentar variadas aparências.

  • TNT: O Tecido Não Tecido (TNT) é constituído por fibras de celulose e têxteis, responsáveis por torná-lo durável e resistente à luz. Esse tipo de papel de parede é aplicado direto nas paredes, regulares ou não, mediante um preparo com cola branca que possibilita uma fácil remoção no futuro. Ele pode ser limpo com sabão neutro e esponja macia, porém com bastante cautela.

  • Alto relevo: O papel de parede em alto-relevo cria um aspecto macio e almofadado para sua parede. Nesta técnica, aplica-se espuma na parte interna do item de decoração e por isso não é indicado uma limpeza que traga umidade ao produto. Utilize aspirador de pó e pano seco no processo;

  • Veludo: Esse modelo é indicado para projetos específicos, em áreas com movimento reduzido e longe do sol. A limpeza deve ser apenas com aspirador de pó, devido ao seu material extremamente sensível. Esse tipo de papel trará elegância e estilo para o seu ambiente.

GALERIA DE PROJETOS

marca-01

Av. Roque Petroni Jr. 549 – Loja  2Bz
CEP: 04707-000 – Jd. das Acácias
(Dentro do Posto Ipiranga)


Copyright@2019 TomaziniDecor